A maternidade é uma experiência transformadora que envolve amor incondicional, desafios e, muitas vezes, a sensação de que a mulher deixa sua própria identidade em segundo plano. Entre fraldas, mamadeiras e noites em claro, muitas mães se veem tão dedicadas aos filhos que acabam esquecendo de si mesmas. Mas será que precisa ser assim?
Para Jooh Sampaio, artista PMU Master, referência nacional e internacional em micropigmentação e premiada pelo Top of Mind como micropigmentadora destaque, o autocuidado não é um luxo, e sim uma necessidade. Em sua jornada, ela tem ajudado mulheres, especialmente mães, a resgatarem sua autoestima e se reconectarem com sua própria essência.
Com anos de experiência na área da beleza, Jooh Sampaio testemunhou de perto como pequenas mudanças na aparência podem impactar profundamente o emocional das mulheres. Para ela, cuidar da beleza vai além da estética.
“Cuidar da beleza toca no ego, transforma a autoestima e traz bem-estar. Sentir-se bem com a própria imagem melhora nossa confiança e humor. E isso reflete em todas as áreas da vida, inclusive na maternidade”, afirma Jooh.
No entanto, muitas mães enfrentam um dilema interno: a culpa de dedicar tempo para si mesmas. A crença de que precisam estar 100% disponíveis para os filhos pode fazer com que deixem de lado hábitos simples, como cuidar do cabelo, fazer as unhas ou até mesmo se olhar no espelho com carinho.
“É muito normal nos colocarmos em segundo plano por uma pessoinha que depende completamente de nós, mas é importante lembrar que, para cuidar bem do outro, precisamos estar bem conosco. O autocuidado não é luxo, é necessidade”, reforça.
Ao longo de sua carreira, Jooh já atendeu diversas mães que buscaram a micropigmentação como uma forma de reencontrar sua identidade. A decisão de investir em um procedimento que realça a beleza natural e economiza tempo na rotina muitas vezes representa um divisor de águas na autoestima dessas mulheres.
“Já atendi muitas mães, e todas me marcaram de alguma forma. Ver a alegria no olhar delas ao se verem no espelho, reencontrando sua própria cor e sua expressão, é indescritível. A micropigmentação resgata esse brilho, esse sorriso. Elas voltam para casa empoderadíssimas e ricas em autoestima”, compartilha.
A sociedade frequentemente coloca a maternidade como prioridade absoluta, deixando de lado a individualidade da mulher. Pequenos gestos, como reservar um momento para cuidar da própria aparência, ainda são vistos com certo julgamento, como se fossem um ato de egoísmo.
“Nós, mães, estamos sempre em posição de julgamento. Mas repita comigo: autocuidado na maternidade não é egoísmo! Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal que enxerga o autocuidado materno com maus olhos, como se fosse irresponsabilidade. Mas cuidar de si mesma é fundamental para estar emocionalmente disponível para os filhos”, afirma Jooh.
Ela reforça que o autocuidado pode ser simples e acessível, sem exigir grandes mudanças na rotina. “Uma escova de cabelo, fazer as unhas, um design de sobrancelhas… E claro, a micropigmentação, que deixa a mulher pronta todos os dias, sem precisar se preocupar com maquiagem”, sugere.
Quando uma mãe se olha no espelho e volta a enxergar sua beleza, o impacto emocional é profundo. Muitas vezes, essa redescoberta é acompanhada de um sentimento de empoderamento e renovação.
“Elas percebem que continuam sendo mulheres incríveis, além de mães. Encontrar a beleza que já não se via mais traz um sentimento de estar viva, empoderada e capaz de tudo”, diz Jooh.
Para aquelas que sentem que perderam sua identidade após a chegada dos filhos, ela deixa um recado especial: “Ser uma boa mãe não significa abrir mão da própria identidade e das suas necessidades. Pelo contrário, quando você se permite cuidar de si mesma, desenvolve mais equilíbrio e felicidade para oferecer ao seu filho. Aprenda a dizer ‘sim’ para você mesma. Priorize-se!”
A maternidade é um presente, mas ser mãe não deve significar abrir mão de quem se é. Com pequenos hábitos de autocuidado e autoestima, é possível equilibrar os papéis e seguir confiante em todas as fases da vida.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Jooh Sampaio e como a micropigmentação pode ser uma aliada na autoestima feminina, acompanhe o Instagram: @joohsampaiostudio.