Dia da Saúde Mental: Empresas podem receber certificação com nova lei. Entenda

Dia 10 é o Dia Internacional da Saúde Mental, que tem sido um dos temas que mais tem sido discutido nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 8 pessoas sofre com algum tipo de doença mental em todo o mundo.

Por isso, as empresas, locais onde os colaboradores passam grande parte do seu dia, têm sido cada vez mais cobradas por cuidados em relação à saúde mental de seus colaboradores.

Nova lei cria certificação de saúde mental a empresas

Já está em vigor a Lei 14.831/2024, que institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Essa certificação, concedida pelo Governo Federal, reconhece empresas que implementam políticas para promover o bem-estar e a saúde mental de seus colaboradores.

A lei tem origem no Projeto de Lei 4.358/2023 e define que uma comissão avaliará as práticas da empresa, como programas de saúde mental e combate ao assédio. O certificado tem validade de dois anos, sujeito a renovação após nova avaliação.

O que a certificação avalia?

De acordo com o advogado Raul Zaidan Filho, para receber a certificação é preciso seguir alguns critérios estabelecidos.

“A lei estabelece diversos critérios que a empresa deve atender para obter a certificação, os quais podem ser agrupados em alguns eixos principais: transparência, prestação de contas, bem-estar dos colaboradores e promoção da saúde mental.”

“Empresas que conquistam essa distinção recebem um selo de boas práticas, conferido pelo governo federal, o que fortalece a reputação do negócio e o diferencia no mercado”, explica.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores