Ansiedade: Por que problema tem atingido cada vez mais profissionais da saúde?

A ansiedade é um problema cada vez maior na nossa sociedade, em grande parte pelas fortes mudanças pela qual ela tem passado nos últimos anos. No entanto, uma importante parcela da população também sofre com esse problema, mas não é percebido: Os profissionais de saúde.

Segundo dados preliminares de um estudo realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremern), do Rio Grande do Norte, entre 30% a 40% dos médicos do estado apresentam sintomas de ansiedade ou depressão. Profissionais da saúde também têm propensão a esse problema por estarem ligados a um ambiente de forte estresse, explica o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimen

Profissionais de saúde são propensos a experimentar ansiedade, em grande parte pelo estresse e cobrança comuns da profissão. O constante enfrentamento de situações estressantes, longas jornadas de trabalho e a pressão por lidar com vidas contribuem para prejudicar a saúde mental desses profissionais”.

Por isso, mesmo quem lida com a saúde também precisa cuidar da sua própria saúde. A conscientização sobre a importância do autocuidado, apoio psicológico e estratégias para lidar com o estresse são importantes para tratar e prevenir esses problemas”, explica.

Como profissionais de saúde podem prevenir a ansiedade?

Para quem trabalha com saúde é importante não apenas ter um acompanhamento adequado, mas também tomar alguns cuidados preventivos, explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Os profissionais de saúde podem usar técnicas preventivas para lidar com a ansiedade. Manter o autocuidado, priorizar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, buscar apoio psicológico regular, participar de atividades de relaxamento, como meditação e exercícios físicos, e estabelecer limites saudáveis são medidas essenciais”.

Além disso, o local de trabalho também pode ajudar com a promoção de uma cultura organizacional que valorize o bem-estar mental e forneça recursos de apoio contribui para a prevenção da ansiedade entre os profissionais”, ressalta Dr. Flávio H. Nascimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores