Setembro Amarelo: Especialista tira as principais dúvidas sobre depressão

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental. A iniciativa busca desestigmatizar doenças mentais, incentivar o diálogo sobre questões emocionais e fornecer apoio àqueles que estão em sofrimento psicológico, em especial quem sofre de depressão.

No entanto, a depressão ainda é uma condição cercada de preconceitos e estigmas, algo que acaba prejudicando ainda mais a procura pela ajuda médica e psicológica , explica o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

“A depressão é uma doença  e como tal, é necessário um acompanhamento especializado para uma recuperação completa, mas os preconceitos acabam prejudicando a procura do paciente pelo tratamento adequado ”.

Como diferenciar a depressão da tristeza?

“A tristeza é uma emoção normal e passageira, geralmente em resposta a eventos difíceis, e não interfere significativamente na vida diária. Já a depressão, por outro lado, é um transtorno mental duradouro e debilitante, com sintomas como humor deprimido, perda de interesse ou prazer, alterações no sono e apetite, fadiga, dificuldade de concentração, sentimentos de culpa e pensamentos suicidas que estão presentes por pelo menos duas semanas e causa um impacto substancial nas atividades diárias. No entanto, para um diagnóstico adequado,é necessária a avaliação por um profissional de saúde mental”. Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Qual é a causa da depressão?

“Apesar dos grandes avanços que a ciência tem feito em entender melhor as causas da depressão ainda há muito que se descobrir sobre a condição e os múltiplos fatores que a desencadeiam”.

“Umas das principais causas identificadas são alterações químicas no cérebro, principalmente com os neurotransmissores glutamato,dopamina, noradrenalina e serotonina, o que prejudica o equilíbrio emocional, também existem evidências de que a condição possa ser genética (relacionado à neuroplasticidade e BDNF, por exemplo) com modificações nos circuitos cerebrais ” Afirma.

Depressão tem cura?

“A depressão pode ser tratada e devolver a qualidade de vida ao paciente, apesar de existir a possibilidade de que os sintomas retornem, com o acompanhamento periódico, mudanças no estilo de vida e uma série de cuidados inclusos no tratamento, a condição pode ser controlada” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores