Pitiríase: saiba o que é e como doença afeta couro cabeludo

As doenças dermatológicas afetam, em sua maioria, o couro cabeludo, afinal, ele também é parte do nosso maior órgão, a pele.

De acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, na lista de doenças do couro cabeludo está a pitiríase, uma micose de origem fúngica.

“A pitiríase também é chamada de tínea capilar. Para quem não conhece, esse tipo de infecção causa coceira e descamação, além de queda temporária do cabelo, em alguns casos”, explicou.

Segundo o médico, os fungos causadores da pitiríase compõem a microbiota do couro cabeludo e são ativados devido a mudanças no pH da região, à sudorese em excesso e até mesmo ao estresse, entre outras razões.

Conforme o Ministério da Saúde, na pele, a pitiríase versicolor provoca muitas placas escamosas de cor escura, marrom, rosa ou branca no tronco, pescoço, abdômen e, ocasionalmente, no rosto.

Essas placas podem se juntar e formar placas maiores. As placas não ficam bronzeadas, então, no verão, quando a pele ao redor fica bronzeada, as placas ficam evidentes. As pessoas com pele escura natural podem notar placas mais claras. As pessoas com pele clara natural podem notar placas mais escuras ou mais claras. A pitiríase versicolor geralmente não causa outros sintomas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores