4 benefícios da prática de yoga para a saúde da mulher

O Yoga, uma prática ancestral originada na Índia há mais de 5 mil anos, permanece sendo atual e oferece inúmeros benefícios para a saúde, trazendo equilíbrio entre o aspecto físico e mental, beneficiando qualquer pessoa que pratique, mas contando com um destaque especial para os bons resultados em mulheres de qualquer idade.

De acordo com a professora de yoga especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, além de promover relaxamento e flexibilidade, o Yoga também aborda questões específicas que podem afetar positivamente a saúde feminina.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”.

4 benefícios da prática de yoga para a saúde da mulher

1. Gerenciamento do Estresse e Ansiedade: “O Yoga possui técnicas de respiração e meditação que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. Para as mulheres, isso é especialmente importante, já que muitas enfrentam pressões sociais e profissionais intensas, além de diversas alterações hormonais durante a vida adulta. Praticar Yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM”.

2. Alívio de Sintomas da Menopausa: “A menopausa é uma fase da vida que pode trazer desconforto devido às mudanças hormonais. O Yoga é uma ferramenta importante para ajudar a aliviar os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor e insônia. As posturas de Yoga e as técnicas de respiração podem melhorar o equilíbrio hormonal e proporcionar um sono melhor”.

3. Fortalecimento do Assoalho Pélvico: “O assoalho pélvico enfraquecido é uma preocupação comum para muitas mulheres em momentos importantes da vida, especialmente após a gravidez e parto, e na fase de envelhecimento. O Yoga inclui exercícios específicos para fortalecer a estrutura, reduzindo o risco de incontinência urinária e outros problemas relacionados ao assoalho pélvico”, ressalta Bruna Tiboni Kaiut.

4. Saúde Reprodutiva Melhorada: “Para mulheres que desejam engravidar, o Yoga também pode ser uma ferramenta valiosa. A prática regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzir o estresse, aumentando a libido e as chances de concepção. Além disso, o Yoga também pode ser uma forma eficaz de aliviar os desconfortos do período menstrual”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores