Conflitos entre sócios: Como resolver disputas na sua empresa?

Uma empresa é formada por vários braços de suporte às suas atividades, os sócios precisam estar em sintonia para garantir que a empresa ande bem e tenha bons resultados, mas isso nem sempre acontece e, muitas vezes, acontecem conflitos e disputas entre eles.

Algo que pode ser muito prejudicial ao negócio também pode ser resolvido de uma forma mais simplificada se o acordo de sócios for bem elaborado e prever esse tipo de situação, como explica o advogado Sérgio Vieira.

Ter um acordo de sócios bem elaborado é fundamental em casos de conflitos entre os sócios, ele ajuda a resolver esses problemas de uma forma mais fácil e sem prejudicar a empresa”.

A resolução de conflitos

De acordo com Sérgio Vieira, existem formas de mediar conflitos que podem ajudar a conciliar os sócios, mas isso deve ser previsto anteriormente.

Tanto o contrato social,quanto o acordo de sócios devem prever mecanismo para dirimir disputas do tipo, isso pode ser feito com métodos como, por exemplo, a mediação, em que há uma terceira figura, o ‘mediador’, que intermedia o diálogo, ou a arbitragem, em que as partes elegem árbitros para solucionar o caso”.

Em ambas as situações é preciso seguir à risca o que foi previamente estabelecido no contrato que prevê as alternativas e regras para resolução do problema”.

Quando o contrato é incapaz de cobrir a situação e os sócios não chegam a um acordo final, normalmente é usada a via judicial para dissolver a sociedade, o que é bem mais trabalhoso, caro, oneroso para as partes e prejudicial para a empresa“, alerta Sérgio Vieira.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores