02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Hoje, em todo o mundo, comemora-se o Dia de Conscientização do Autismo, uma data fundamental para ampliar o entendimento e a compreensão das pessoas sobre o espectro do autismo.

De acordo com o pós-PhD em neurociência, Fabiano de Abreu Agrela, cada mente é uma janela para um universo singular. “”É fundamental compreender e valorizar a diversidade de funcionamento cerebral, especialmente ao considerar as características únicas das pessoas no espectro do autismo. Cada mente autista oferece uma perspectiva única e valiosa para entendermos a complexidade do cérebro humano. Ao reconhecer e respeitar essas diferenças, podemos promover ambientes inclusivos e oportunidades equitativas para que todos os indivíduos, independentemente de seu neurotipo, possam alcançar seu pleno potencial e contribuir de maneira significativa para a sociedade”, afirma Fabiano.

Giovanna Sousa Cariry, uma estudante autista, afirma que ser autista não é um obstáculo, mas sim uma maneira diferente de perceber e interagir com o mundo. “Os autistas podem ter habilidades e talentos diversos que merecem ser reconhecidos e valorizados em todas as esferas da sociedade”, afirma a jovem.

Giovanna faz parte do Grupo de Pesquisa TEA (RG-TEA), liderado pelo Dr. Fabiano de Abreu, Dra. Lorrana Gomes, advogada e mãe de uma criança com TEA, Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, PhD e psicóloga especialista em autismo, Dra. Natalie Banaskiwitz, médico psiquiatra Dr. Flávio Henrique e pelo médico e autista Dr. Daniel Silveira.

O grupo estuda aspectos genéticos, neurológicos e comportamentais de indivíduos com TEA, promovendo a interação e suporte aos indivíduos autistas. “Uma das principais iniciativas do RG-TEA é a criação de uma comunidade online dedicada, onde pessoas com TEA, suas famílias e profissionais de saúde podem se reunir para compartilhar experiências, obter informações e apoio mútuo”, explica a influenciadora.

Além de fornecer suporte emocional e social, o RG-TEA também planeja realizar novas pesquisas sobre diversos aspectos do autismo. Incluindo investigar novas abordagens de diagnóstico, terapias eficazes e estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias.

Para Abreu, é fundamental destacar que a neurodiversidade enriquece nossa sociedade de maneiras únicas e valiosas. “Enquanto celebramos o Dia de Conscientização do Autismo, devemos nos comprometer não apenas a aumentar a compreensão e a aceitação, mas também a promover oportunidades equitativas e a criar ambientes inclusivos para todas as pessoas, independentemente do seu neurotipo”, acrescenta.

Ao reconhecer e celebrar a diversidade e as capacidades das pessoas no espectro do autismo, Giovanna e outros pesquisadores estão dando um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva, justa e compassiva para todos. “Vamos continuar trabalhando juntos para construir um mundo onde cada indivíduo, independentemente de suas diferenças, possa florescer e contribuir plenamente”, finaliza Cariry.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores