Diagnósticos tardios: Entenda transtornos descobertos na fase adulta

Transtornos como ansiedade, TDAH e Borderline podem impactar bastante a qualidade de vida de um indivíduo, sintomas como desânimo persistente, medo excessivo, alterações de humor e dificuldade em tomar decisões afetam o bem-estar emocional e social.

O diagnóstico tardio, especialmente na idade adulta, tem sido cada vez mais comum, ocorrendo com famosas como Cleo Pires e Boca Rosa, que foram diagnosticadas com TDAH, mas pode ser desafiador, pois muitas vezes os sintomas são confundidos com estresse ou outras condições.

Por que os diagnósticos tardios têm aumentado?

O aumento dos diagnósticos tardios de transtornos pode estar relacionado a hábitos da vida moderna ou à dificuldade de diferenciar seus sintomas de outras condições, afirma o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

Alguns hábitos de vida do paciente podem ter relação direta com as condições, como o uso excessivo de redes sociais, celular, tv, etc., contribuindo para disfunção do córtex pré-frontal, região comprometida no TDAH, na depressão, ansiedade, por exemplo, o que pode levar a diagnósticos equivocados ou incompletos, comorbidades podem ocorrer nestas condições”.

Por isso, é essencial que o processo de diagnóstico seja individualizado para entender bem a cognição do paciente, buscar se houve estratégias durante a vida que mascararam os sintomas de doença na infância e adolescência, seus hábitos de vida, histórico familiar e assim direcionar melhor o tratamento ” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores