Como os seus hábitos influenciam a memorização?

A memória é um dos fatores mais importantes para o bem estar e qualidade de vida, ela é fundamental tanto na vida pessoal, quanto profissional e seu bom funcionamento é essencial para uma maior capacidade de resolução de problemas e até raciocínio, no entanto, existem alguns hábitos comuns que podem afetar essa importante habilidade.

Esse processo é abordado no artigo “Desenvolvendo um cérebro ágil: Como os hábitos influenciam na aprendizagem, memorização e como obter melhor desempenho”, publicado na revista Scopus e escrito pelo PhD em neurociências Dr. Fabio Rodrigues, pelo Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu e pelo especialista em cirurgia da coluna vertebral, Dr. Luiz Filipe Carvalho.

Segundo o Dr. Fabio Rodrigues, nossos hábitos se sobressaem aos fatores genéticos quando se trata de memória.

“Os hábitos têm um papel fundamental na nossa memória e na nossa saúde cognitiva em geral, embora a genética possa influenciar certas características, como a capacidade de memorização de curto prazo, estudos mostram que nossos hábitos diários têm uma influência muito maior na nossa memória em longo prazo”

Sono e memória

“O sono é fundamental para evitar doenças e consolidar memórias, é neste momento que acontece o REM, onde memórias adquiridas durante o dia passam da memória de trabalho para a de longo prazo, a privação prolongada causa uma espécie de fator epigenético, onde genes são alterados na região do hipocampo, prejudicando a capacidade de memorização” Afirma no estudo.

Alimentação e memória

“Alimentos possuem nutrientes e proteínas importantes para a manutenção e bom funcionamento cognitivo. Alimentos que contêm o ômega-3, frutas e verduras, nozes, ovos, abacates, chocolate, chá-verde e cúrcuma trazem benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes, fortalecimento de funções cognitivas, renovação de neurônios, proteção contra doenças neurodegenerativas, entre outros” Ressalta a pesquisa.

O importante papel das emoções

“Emoções antecipam necessidades básicas ativando as regiões da área tegmental ventral, substância cinzenta periaquedutal e gânglios da base, emoções estão relacionadas com a cognição, considerando-as como suas ramificações em processos complexos de interação”

“O sistema de busca ‘podendo considerar como sistema de recompensa’ é responsável por observar estímulos ambientais e engajar e motivar o indivíduo para estudar e obter conhecimento” Pontua no artigo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores