Em um cenário financeiro onde as taxas de juros podem ditar a viabilidade econômica de uma compra, é alarmante perceber que mais de 90% dos consumidores brasileiros que realizam financiamentos de veículos não se preocupam com as taxas de juros envolvidas.
Em vez disso, a maioria se concentra apenas na prestação mensal que precisarão pagar.
Essa prática comum resulta em uma falta de verificação, barganha ou negociação dessas taxas, deixando muitos consumidores em desvantagem significativa.
Para ilustrar essa problemática, vejamos um caso real que exemplifica como os consumidores estão completamente perdidos em relação ao financiamento de veículos.

Exemplo Real
Observe a seguir a história de Felipe, um consumidor que está prestes a comprar uma caminhonete de R$ 203 mil, dando uma entrada de R$ 103 mil, o que corresponde a 51% do valor total do veículo.
Observe a importância de negociar a taxa de juros com uma entrada de 51%, ele tem força mas desconhece que pode condicionar o fechamento do negócio desde que seja com uma taxa de 1%, ou no máximo 1,5%, devido a excelente entrada que ele está oferecendo.

Reflexão e Conclusão
Esse exemplo evidencia como muitos consumidores chegam despreparados nas negociações de financiamento, por outro lado as concessionárias, revendedoras de veículos, treinam intensamente seus vendedores e consultores de vendas para lidar com diversos perfis de clientes, desta forma, quando os consumidores, independentemente de seu nível social ou profissional, chegam às concessionárias sem a preparação adequada, tornam-se presas fáceis para os vendedores.
Na maioria das vezes, o deslumbramento com o veículo e a preocupação exclusiva com a prestação mensal ofuscam a importância da taxa de juros.
A taxa de juros é o principal termômetro para determinar se a negociação foi adequada ou não, ignorá-la pode transformar um aparente bom negócio em um verdadeiro pesadelo financeiro. Portanto, é essencial que os consumidores se informem e se preparem melhor antes de assinar qualquer contrato de financiamento, garantindo assim que façam escolhas financeiras mais inteligentes e sustentáveis.
Uma excelente dica é o treinamento do link abaixo “Como Negociar Taxas de Juros” que mostra o passo a passo para conquistar uma negociação justa e deixar o consumidor consciente dos parâmetros necessários para realizar um bom negócio.
Por:
Emanuel Gonçalves da Silva

