Dor lombar: Ficar de repouso pode não ser a solução, alerta especialista

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, 80% da população terá dores nas costas em algum momento da sua vida. O dado alarmante engloba diversos tipos de dores de coluna, mas o mais comum é a dor lombar.

A dor lombar é um desconforto que afeta a parte inferior das costas e pode ser causada por diversas razões, como lesões musculares, hérnias de disco ou problemas estruturais na coluna.

De acordo com o fisioterapeuta José Ordenes, apenas o repouso não é o suficiente para recuperar os movimentos normais após a dor lombar.

A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa ao sentir dores lombares é no repouso e isso é, também, indicado como estratégia primária por muitos profissionais, agregando apenas técnicas mais simples, como gelo e eletroterapia, mas apenas isso não é o suficiente para uma recuperação total”.

A importância de incluir movimentos na sua recuperação

O movimento deve ser parte importante da reabilitação do paciente para que a coluna consiga voltar a fazer os movimentos que fazia anteriormente, afirma José Ordenes.

A dor lombar dura, em média, três meses, mas mesmo depois desse período é possível ter redução na capacidade de se movimentar caso você não faça o tratamento adequado, primeiramente tirando a dor e depois incluindo gradualmente movimentos para recuperar ações como ficar de pé, flexão e extensão”.

Se você não ‘retreinar’ essas habilidades durante a reabilitação sua coluna ficará mais imóvel e travada, o que vai reduzindo a amplitude dos seus movimentos aos poucos”, afirma José Ordenes.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores