Empatia: Vilã ou mocinha de uma boa liderança?

A liderança é um termo muito amplo que possui diversas variáveis e formas de ser encarado, mas existe um conceito que tem sido cada vez mais trazido à tona quando se fala de liderança e trazido opiniões divergentes: A empatia.

A empatia é uma qualidade fundamental para líderes, pois ajuda a criar laços fortes e entender melhor a equipe, porém, quando é usada de forma excessiva, pode trazer problemas, como prejudicar a tomada de decisões e deixar a equipe confusa e sem direção.

Como usar a empatia na liderança?

De acordo com a empresária brasileira de destaque nos Estados Unidos, Sophia Utnick-Brennan, a empatia deve ser usada para entender o colaborar, ouvir feedbacks e fazer os ajustes necessários, mas não para assumir conciliações que prejudicam o andamento de toda a equipe.

“Ser um líder empático ajuda a tornar todo o clima organizacional melhor, mais tranquilo, evitar problemas entre a equipe, ajuda a ouvir feedbacks com mais eficiência, mas para isso é preciso ter moderação pois é preciso conciliar interesses sempre focando nos objetivos da equipe como um todo”, explica.

5 dicas para ser um líder mais empático:

01 – Saiba escutar ativamente, fazendo perguntas e mostrando interesse genuíno;

02 – Crie um ambiente confortável para que as pessoas compartilhem suas preocupações;

03 – Entenda de emoções, esteja atento aos sinais emocionais e valide os sentimentos da equipe;

04 – Entenda as necessidades individuais e ofereça suporte;

05 – Dê o exemplo, mostre empatia em suas ações.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores